sábado, 30 de janeiro de 2010

Preparativos para o Culto da Criançada


Os preparativos para o Culto da Criançada mobilizaram as crianças nas dinâmicas que irão compôr o Culto amanhã, domingo dia 31/01. Não faltem! E tragam mais um!!!

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Frutos. Pessoas que não esmurecem

Leitura de Mateus 7: 13 à 29

Esta leitura está divida em três títulos e, estudando a Palavra de Deus, adquirimos maturidade cristã. Sem isso, não tolera-se dificuldades financeiras... conjugais... de relacionamentos... emocionais e ministeriais. Dentro da Palavra de Deus, os maiores sinais foram com indivíduos sozinhos ou em pequenos grupos. Um a um, foi levando a Palavra para que hoje, conhecêssemos a grande obra de Deus que é a igreja.
Jesus começa nos ensinando:
  1. versos 13 à 14 - Os poucos encontraram a porta estreita. Pessoas hoje querem coisas grandes. Grandes manifestações, porém, é na luta que se cresce e tem maturidade cristã! Temos que adquirir resistência e saber trabalhar nas dificuldades.
  2. versos 15 à 23 - No conceito de muitos, acham-se fundamentos bíblicos para práticas de injustiça mas afirmo, a Deus não se engana! O homem de Deus não pode produzir frutos maus, de roubo, de propinas e dizer que com isso está sendo perseguido, burlando a lei. Obedecer a lei como todo cidadão é prática do cristão. A lei está para proteger os pequenos e não a maioria. O apóstolo Paulo diz: "toda autoridade vem de Deus." Versos 22 e 23 fala a cerca da iniquidade. Não sejamos, irmãos, iniquos e negligentes.
  3. versos 24 à 29 - Quem ouve a Palavra de Deus e não as pratica, é como a casa edificada sobre a areia. Não há segurança em casas construídas em desfiladeiros, morros, solos duvidosos. Qualquer vento, qualquer chuva leva embora tudo o que se tem. Essa casa significa a vida. Bem-aventurado, alicerçado e precavido o homem que ouvindo a Palavra do Senhor, logo as coloca em prática diária na sua vida.

Estudo de quarta-feira, Antonio Santana

domingo, 24 de janeiro de 2010

Que espécie de Cristão tenho sido?

Leitura de Gálatas 5: 16 à 26

O apóstolo Paulo escreve esse texto à igreja da Galáxia que estava sendo influenciada pelos ensinos judaicos, que diziam que pela lei é que somos justificados. Paulo vem falar da graça que justifica-nos de todo pecado e que nos faz livres em Cristo Jesus porém, essa liberdade não pode levar ao pecado.
Nessa reflexão, dividirei os pecados em grupos para melhor entendimento:


  1. Pecados de ordem sexual: são todas as relações ilícitas, ou seja, todas as relações fora do casamento. Os jovens devem se preservar para o casamento. Impurezas: está relacionado a sujeira, a corrupção moral. Lacívia: amor a esse tipo de pecados. Infelizmente hoje, em muitas igrejas, admitem esses tipos de comportamentos como "normais". Deus nos fez seres sexuados para o casamento. Jovens que ainda são virgens são motivo de chacota mas, para aqueles que se preservam, Deus reserva coisas maravilhosas.

  2. Pecados de impureza religiosa: está relacionado a falsos deuses e ao apego a bens materiais como carro, casa. Feitiçaria, bruxarias, práticas do mal.

  3. Pecados de relacionamento: Cristo nos ensinou a respeito do amor aos inimigos. Porfias: debates, lutas para prevalecer vontades e interesses individuais. Inimizades que dividem. Ciúmes: medo de perder algo. Ira: reação impulsiva que pode ser violenta quando nos sentimos lesados. Discórdia: ambições individuais e partidárias no meio em que estamos. Facções: partidos, doutrinas que dividem. Invejas: ressentimento pela prosperidade do outro.

  4. Pecados de auto-domínio: bebedices e glutonaria.
Paulo completa "coisas semelhantes a estas" como jogos, bingos. Qualquer forma de vício não agrada a Deus.


Reflita: Que espécie de cristão tens sido?

Quando aceitamos a Cristo, o velho homem morre e é deixado para trás porém, resquícios desse homem podem ressurgir em nós, nas nossas ações e há uma inclinação para os frutos da carne. Igrejas vazias... Relacionamentos com problemas... O amor é a chave de tudo! Temos que resplandecer a luz de Cristo. Deus é santo e espera que sejamos santos. Devemos pois, buscar a santidade. O cristão é amável em tudo e produz frutos porque o Espírito Santo vive nele. Com amor consegue-se perdoar e isso será uma reação natural, sem os resquícios do velho homem.

Sermão do Luciano F. de Souza

domingo, 17 de janeiro de 2010

Leituras bíblicas: Daniel 4. 13 à 30 e Jeremias 33. 3

Estes três jovens creram no Deus que cuida e que livra.; aceitaram fazer um sacrifício e não temeram porque tiveram fé! Em circunstâncias adversas na nossa vida, preferimos dizer não a Deus. Imagine se estes três jovens tivessem medo? Se questionassem Deus? Porém, bem sabiam eles que com Deus, passamos pelas lutas e chegamos a vitória.
Não questione Deus! Passamos por lutas no lar... na igreja... passamos por provas... Mas, você tem coragem? Renunciaria algo em favor de Deus? Faria sacrifícios por amor a Ele?
O rei ordenou que estes três jovens morressem porém, ao olhar para a fornalha ardente, viu uma quarta pessoa e assim, decretou que aquele que falasse mal deste Deus, seria despedaçado, juntamente com os seus familiares.
A fé não restringe-se a cura somente. Lembre-se sempre que somos dependentes de Deus. Sem Sua bondade e misericórida não somos nada.
Ore! Interceda! Esvazie-se! Humilhe-se!
Liturgia elaborada pela Célia, dirigida pela Alice. Sermão da Mitsuko Peres.

Chá das Rosas na Mitsuko


Na tarde do dia 16, nos reunimos no lar da irmã Mitsuko para louvar com grande alegria os feitos do nosso Deus e muitos foram os testemunhos de gratidão. Após a devocional, aquele delicioso chá acompanhou o sorteio e, o próximo chá será no lar da Júlia.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Perdão...

Leituras Bíblicas: Gênesis 33. 1 à 16 e Levítico 16. 29 à 31

No ato de perdoar, não se procura quem está errado. Perdoa-se, simplesmente! É um ato difícil e doloroso, alguns por orgulho não perdoam porém, quem de nós nunca perdoou ou pediu perdão? Quem nunca magoou e foi magoado. O perdão verdadeiro é difícil pois é um ato de grandeza, um ato de liberdade. Vale a pena perdoar para que a vida seja completa.
Na leitura de Gênesis, há o relato de como foi difícil o reencontro de Esaú e Jacó. Em Levítico, Moisés instituiu um momento para o perdão e que até hoje é feito pelos judeus, tamanha a importância do perdão.
O perdão vem do latim e significa ato de doar. Dar-se! Doa-se o que há de melhor em si mesmo. Compaixão... Esperança...
Qual o melhor caminho para entender o perdão?
  • Sem ele a vida em comunidade é impossível!
  • É uma qualidade necessária e está presente em teorias da filosofia, psicologia e na religião.
  • Livra as pessoas do ódio e da injustiça.
  • Beneficia e favorece quem perdoa e quem é perdoado.
  • Só quem tem a capacidade de perdoar conquista o direito de julgar.
  • Antes de perdoar com palavras, perdoa-se com a mente e com o coração.
  • Sempre que possível, escolha o perdão. Sempre que necessário, escolha a justiça. A justiça é necessária e o perdão, uma possibilidade.

Sermão, Antonio Santana

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Saudade...




Domingo, a liderança local e a igreja pode despedir-se da revda. Ana em um culto recheado de emoções com participação especial dos seus pais. Celebramos a Ceia e nos confraternizamos após o culto. À querida revda. Ana, nosso abraço, nossas orações e um até loguinho.

Café com Deus

O primeiro Café com Deus aconteceu dia 3 de janeiro às 8h.