terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Leitura principal: Mateus 4. 1 à 11
Leitura de apoio: Isaías 52. 14 e Salmos 91. 11 e 12

A tentação de Jesus narrada em Mateus nos orienta, são lições de grande valia diante de um mundo corrompido como o nosso. A estratégia que satanás utiliza é a mesma nos dias de hoje. Vejamos e entendamos:
Quando Jesus chegou ao deserto estava rodeado da comunhão com o Pai. Foi erguido através da fraqueza humana porém, no momento da prova do desafio, a glória afastou-se. Não que o Pai o tivesse abandonado! Jesus permaneceria 40 dias em oração e em jejum. O jejum é um processo da vida cristã.
Magro... Com fome... Uma angústia mental e física... Desfigurado... Divino porém, humano... Sua natureza humana recuava diante do conflito que o aguardava; satanás disfarçado na figura de um anjo foi ter com Jesus, pois pretendia ter um encontro a sós, no deserto.

  1. O Salvador estava fraco fisicamente. Fome é algo desesperador (versos 2 e 3 de Mateus 4) e o satanás aparece e O tenta no seu ponto fraco, em Sua necessidade básica! Porventura, há algum pecado em saciar a própria fome? Alimentação é algo fundamental para o físico então, satanás aproveitou a "deixa" pois desta preparação dependia a salvação da humanidade. Aproximou-se com sagacidade e, ainda hoje faz o mesmo: "- Você crê em Deus? Acha mesmo que Ele se importa com você? Vale a pena passar por tudo isso?"Somo dependentes de Deus da constante misericórdia dEle e, assim como Jesus, devemos nos preparar para a salvação. Semear algo realmente bom no mundo. A vida de Jesus estava aos cuidades de Deus e Ele sabia disso. Entregue-se! Confie em Deus!
  2. Jesus demonstra total submissão e confiança em Deus (versos 5 e 6 de Mateus 4) e é aí que satanás dá outra investida, assim como hoje: "- Quer dizer que você confia em Deus? Tens confiança mesmo? Mostre que confia em Deus?". Com sagacidade e ousadia cita os versos de Salmos (veja acima) na investida e no desejo de acabar com o plano de Jesus de salvar a humanidade. Satanás oferece atalhos (verso10 de Mateus 4), caminhos curtos e fáceis mas, levariam Jesus pra londe de Deus e o preço seria negar a Deus e o plano traçado por Ele-Deus.
Nossa confiança está no Senhor e só a um final glorioso para todos nós, a obediência! Jesus nos dá o exemplo fiel de obediência ao Senhor, o Pai. É Ele, após esse período de preparação para a Páscoa, que nos liberta da opressão de um mundo enganador. Que a nossa fidelidade seja plena!

Sermão rev. Samuel D. Souza

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Reunião de Planejamento

Na manhã de sábado, os coordenadores de ministérios reuniram-se para planejar a agenda de atividades para esse semestre de 2010. Acesse, na página inicial, nossa agenda e programe-se!

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Alegria

Leitura prinicpal: Filipenses 4. 4 à 7
Leituras bíblicas: I João 2. 15 à 17; Filipenses 2. 27 e 28; Neemias 8. 10

"Quem canta seus males espanta", já dizia o ditado popular. Espanta de dentro de nós tristezas, assim como os passarinhos "de manhã cedo os passarinhos estão cantando, louvando ao Criador...". Alegria no Senhor, era um grande tema que Paulo destacou para a igreja de Filipos que encontrava-se entristecida e ansiosa. Nesse momento, Paulo estava preso em Roma (cidade de sua útima missão) e convícto, escreve da alegria que tem dentro de si (verso 11 de Filipenses 4) pois tudo que estava acontecendo servia para a pregação do Evangelho. Sabia que não sairia da prisão e esperava a morte.
Apesar das dificuldades "alegrai-vos no Senhor". Busquemos pois, esta alegria que nesse momento de "folia", a alegria é passageira quanto que a de Paulo é a alegria do Espírito do Senhor. Alegria de estar vivo suplanta qualquer tristeza.
Preso, encarcerado, limitado, ombros carregados de problemas, dificuldades outras... andamos ansiosos, pecados pesando em nosso coração... Mesmo se essas coisas estão pesando, possamos olhar para a vida de Paulo. Sua convicção de fé o levou a exortar a igreja de Filipos a ALEGRAR-SE. Com essas palavras nos atira a voltarmos aos braços do Senhor Jesus que é paz e alegria, verdade para nossa alma e nossa vida.
No verso 5 de Filipenses 4, Paulo escreve "perto está o Senhor"; entendemos, primeiramente, como a segunda vinda de Cristo e, posteriormente, como a ilustração de um pastor que disse que o Senhor está mais perto de nós do que uma criança no ventre de sua mãe. Perto quando o buscamos em Espírito e em Verdade. Buscando, confessando nosso pecado. Esperamos pela Sua vinda e sabemos que pertinho está de nós. "Em tudo devemos das graças", confiar a Ele todas as coisas.
A "alegria" do carnaval vem do materialismo de coisas que não nos dá esperança e sim, vazio que escraviza. "Não ameis o mundo nem as coisas do mundo...". Inseridos no mundo, passamos por dificuldades e, no meio dos incrédulos, testemunhamos o Deus amoroso que salva e liberta. Deus faz a diferença no mundo, nos relacionamentos pois a alegria do Senhor é a nossa força manifesta no testemunho.
Coloque em prática:
  1. Alegre-se no Senhor. A verdadeira alegria está no Senhor e está ligada a dependência e descanso que temos n'Ele.
  2. Moderação, atitudes ponderadas, bom senso, equilíbrio.
  3. Não ande ansioso, antes, converse com Deus. Coloque diante d'Ele as suas petições e em tudo dê graças.

Sermão rev. Samuel D. Souza

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Oração é batalha espiritual

Leituras bíblicas: Apocalipse 12. 10; Zacarias 3. 1 à 4; Jó 1. 1 à 6 e 3. 25; Daniel 10. 1 à 14; Salmos 105. 15 e Lucas 22. 31 e 32

Estudaremos exemplos bíblicos de batalha espiritual que encerram-se somente no dia do juízo final. Zacarias narra Josué em oração diante de uma batalha espiritual. Sempre há uma oposição, uma contenda espiritual muito grande quando oramos, servimos e fazemos a Vontade Soberana de Deus. O inimigo acusa e tenta desviar quando aponta os trajes sujos como impureza, pecado. Outro exemplo é Jó, homem reto e íntegro porém, o inimigo tramava contra ele. Nem Jesus escapou da tentação. Tenta nos fraquezas e nas pequenas brechas que Jó deixou, o medo... o temor... o pensar diferente (Jó 3. 25)
Vigiar é refletir, receber crítica e meditar, perdoar, ser humilde e sempre fazer o concerto! Pedro, discípulo foi orientado pelo próprio Cristo que rogou por ele (Lucas 10. 30).
Nem sempre a resposta de oração é imediata. Daniel estava em jejum e não sabio o que se passava no mundo espiritual, visto que sua oração não foi recebida por causa de um demônio que o impedia.
Orar é fundamental! Ter sabedoria para orar, também!
Estudo de quarta-feira, Sérgio Salviatti

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Reunião de Oração

Ore! Clame! Compartilhe testemunhos! Creia em Jesus!

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Culto de Ceia

Os três ingredientes

Leituras bíblicas de: Hebreus 12.1; 11.6; 10.33; Isaías 65.6; Tiago 1.3; Salmos 34.10 e Gálatas 5. 15
Leitura principal: Atos 2. 42 à 47

Destaca-se três ingredientes importantes para a consolidação de um ano vindouro para os planos e projetos pessoais e comunitários:

  1. A fé vem do gregoe do latim e significa fidelidade. Na palavras da bíblia crer naquilo que não pode ser visto. A fé relaciona-se com os verbos acreditar, confiar, apostar. É nutrir um sentimento de afeição, de amor por alguém, pór um objeto, uma ideologia enfim, não está baseada em dados científicos mas pela comunidade da fé. Sem fé é impossível agradar a Deus. É fonte que jorra, é alegria, é esperança, pureza, santidade.
  2. A perseverança é firmeza, constância na fé e virtude. Uma vez que a fé é provada e confirmada produz perseverança, ou seja, é diante das dificuldades que persevera-se para que alcance vitória nos alvos estabelidos para o ano de 2010. O homem tem necessidade de perseverar na tribulação, na provação, no domínio próprio, na doutrina da graça, na disciplina em favor do bem. Isso é virtude.
  3. Buscar a direção de Deus significa tratar de descobrir e adquirir a vontade de Deus. É conhecer sua presença. Invocar o Seu nome e reconhecer que não está longe. Daqueles que buscam, bem nenhum lhes faltará pois buscarão primeiro o Reino dos Céus. Buscar também é invocação.

Numa igreja todos buscam se conhecer, amar e apoiar mutuamente porém, tem-se visto igrejas cheias, multidões que não se conhecem, não passaram pela experiência do discipulado, experiência da fé cristã, do amor e da santidade. Não têem experiência de família e fraternidade. Como comunidade de fé, deve-se ser uma comunidade terapêutica pois o mundo está carente de amor, de ajuda mútua e esta é a vocação da igreja. Deve-se mostrar que é possível construir uma comunidade fraterna, igualitária e acolhedora. A conexidade é necessária na construção de um relacionamento. É Deus quem dá a força libertadora da vida e o modelo de Cristo, seguido por John Wesley nos incita a trabalhar pela conexidade, estar aberto para receber.

Sermão rev. Samuel D. de Souza





Café com Deus e Aniversário do Gabriel

"Que alegria sem pecado ou mal..." quando na singeleza de uma criança Cristo nos ensina o modelo de cidadão do Reino. Gabriel completou quatro anos e compartilhou conosco esta alegria, justamente no Café com Deus - momento devocional de entrega dos pedidos mensais de oração .

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

A obra é fruto da fé

Leituras bíblicas: Romanos 3. 27 e 28; Gálatas 2. 16; Tito 1. 1 à 9, 16; 2. 7 à 14; 3. 2, 8 e 14; Tiago 2. 14 à 23

O apósotolo Paulo falou sobre as obras da lei que não nos levam a lugar algum. Com o advento da Reforma Protestante, isso tudo ficou para trás - indulgências, penitênicas, circunsisão, o sacrifício e outros. Como cristãos, devemos executar as mesmas obras de Cristo.
A oferta dada ao nosso Deus deve partir do coração. Caso não sinta esse desejo, não o faça para agradar homens. Que haja em nós prazer em ofertar!
Paulo recomendou a um de seus discípulos o cuidado quanto a fé e a obra. Não há contradição, não pode somente a fé salvar. Não pode ter fé sem a obra. Abraão teve fé porém, as obras justificaram sua fé. Se não houvesse fé, como justificaria a obra - levar seu único filho para o sacrifício? A fé e a obra caminham juntas.
Quando encarna a fé cristã, o homem tem que praticar as obras, produzir frutos pois a obra faz parte da fé. Não somente atender as necessidades sociais - alimento, vestuário, medicamentos - além disso, há muitos irmãos que necessitam de uma visita, de alguém pra conversar, orientar, interceder e acompanhar para que sejam libertos pra glória de Deus Pai.
A obra que Jesus nos ensino é sermos solidários, amorosos. Termos compaixão das almas.
Estudo de quarta-feira, Antonio Santana

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Culto da Criançada - Parte II




Culto da Criançada


Leituras bíblicas de Provérbios 22. 6; Marcos 9. 35 à 37; Mateus 18. 3 e 4; Efésios 6. 1 à 5 e Elesiastes 11. 10

A criança na Casa de Deus é o presente mais precioso, dos pais para seus filhos. Trazê-las a igreja é presenteá-las e fazer a Vontade Soberana do Pai, pois Jesus nos ensina a importância que tem a criança para Deus: "pois dos tais é o Reino dos Céus".
Nós adultos, sempre queremos ser os primeiros, os maiores. No trabalho, até que aceitamos ser o menor, ter uma função talvez, inferior porém, na igreja meu irmão, ninguém aceita ser o menor!
Se não formos como uma criança, ai de nós! Esquecemo-nos com facilidade a figura mais importante que Jesus deixou para que nós nos espelhássemos.
Aos pais, cuidem de seus filhos ainda que não sejam mais crianças e sim adolescentes. Esforçando-se a transmitir valores cristãos por meio do comportamento, das palavras e do trato com que têm com seus filhos.
Sermão, Raimunda Santana