domingo, 24 de janeiro de 2010

Que espécie de Cristão tenho sido?

Leitura de Gálatas 5: 16 à 26

O apóstolo Paulo escreve esse texto à igreja da Galáxia que estava sendo influenciada pelos ensinos judaicos, que diziam que pela lei é que somos justificados. Paulo vem falar da graça que justifica-nos de todo pecado e que nos faz livres em Cristo Jesus porém, essa liberdade não pode levar ao pecado.
Nessa reflexão, dividirei os pecados em grupos para melhor entendimento:


  1. Pecados de ordem sexual: são todas as relações ilícitas, ou seja, todas as relações fora do casamento. Os jovens devem se preservar para o casamento. Impurezas: está relacionado a sujeira, a corrupção moral. Lacívia: amor a esse tipo de pecados. Infelizmente hoje, em muitas igrejas, admitem esses tipos de comportamentos como "normais". Deus nos fez seres sexuados para o casamento. Jovens que ainda são virgens são motivo de chacota mas, para aqueles que se preservam, Deus reserva coisas maravilhosas.

  2. Pecados de impureza religiosa: está relacionado a falsos deuses e ao apego a bens materiais como carro, casa. Feitiçaria, bruxarias, práticas do mal.

  3. Pecados de relacionamento: Cristo nos ensinou a respeito do amor aos inimigos. Porfias: debates, lutas para prevalecer vontades e interesses individuais. Inimizades que dividem. Ciúmes: medo de perder algo. Ira: reação impulsiva que pode ser violenta quando nos sentimos lesados. Discórdia: ambições individuais e partidárias no meio em que estamos. Facções: partidos, doutrinas que dividem. Invejas: ressentimento pela prosperidade do outro.

  4. Pecados de auto-domínio: bebedices e glutonaria.
Paulo completa "coisas semelhantes a estas" como jogos, bingos. Qualquer forma de vício não agrada a Deus.


Reflita: Que espécie de cristão tens sido?

Quando aceitamos a Cristo, o velho homem morre e é deixado para trás porém, resquícios desse homem podem ressurgir em nós, nas nossas ações e há uma inclinação para os frutos da carne. Igrejas vazias... Relacionamentos com problemas... O amor é a chave de tudo! Temos que resplandecer a luz de Cristo. Deus é santo e espera que sejamos santos. Devemos pois, buscar a santidade. O cristão é amável em tudo e produz frutos porque o Espírito Santo vive nele. Com amor consegue-se perdoar e isso será uma reação natural, sem os resquícios do velho homem.

Sermão do Luciano F. de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário