segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A bíblia como é

Leitura bíblica de Mateus 6. 9 à 15 e Lucas 11

A bíblia foi escrita por homens inspirados por Deus porém, o homem é falho... imperfeito... Inicialmente, foi escrita em pergaminhos, depois em papiros até chegar nas folhas de junco onde foi possível evoluir para livro.
Essa evolução aconteceu por partes num processo muito longo e o acesso a esses escritos era muito difícil; as comunidades íam até certo lugar para ver, ouvir e copiar a bíblia. Era uma das funções dos escribas ditar a bíblia para as pessoas. Não se podia tocar pois essa parte da bíblia era tida como sagrada. As primeiras bíblias, já como livros, não tinham capítulos, nem versos.
Há uma tradição oral e uma tradição escrita. O primeiro evangelho a ser escrito foi Marcos e Lucas não conheceu Jesus. Conta a história que ele foi escravo depois tornou-se médico.
Os evangelhos são sinóticos, ou seja, têm a mesma ótica sobre os fatos porém, existem diferenças como a passagem do(s) gadareno(s) - (leia Mateus 8. 28 à 34; Marcos 5. 1 à 20 e Lucas 8. 26 à 39) - há, nesta passagem, o poder de re-conhecimento na pessoa de Jesus como o Filho do Homem.
Na oração do Pai Nosso descrita em Mateus, as palavras em parênteses (as bíblias mais recentes e atualizadas possuem, as mais antigas não!) não existe no texto original, em grego. Foi possível visualizar através da bíblia em grego com tradução para o português. Por esta razão, os parênteses estão presentes nas bíblias mais atualizadas.
Estudo de quarta, Sandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário