segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Cântico de uma nova igreja

Leituras bíblicas de: II Crônicas 29. 26 à 30; Apocalipse 21. 5 e 15. 3

Na leitura de Crônicas, Ezequias quer corrigir os erros dos seus antepassados e reformar o país. Convoca os líderes que permaneceram fiéis a Palavra de Javé e inicia a purificação do Templo e a renovação do culto, especialmente com os levitas. Em Apocalipse, as promessas e afirmações de que nos planos de Deus, tudo se faz novo!
A Igreja do Senhor é do povo, é feita pelo povo e para o povo com inspiração divina, devidamente contextualizada. Vive e vivencia a realidade do tempo no espaço que está acontecendo. Vive o novo portanto, não é saudosista, nem escatológica (futurista). Igreja presente no aqui e agora. O passado, diferentemente do presente é caracterizado pela graça, pela realidade do evangelho que é novidade. Nova por que canta alegremente o novo canto de Deus em Cristo Jesus.
Na visão existencialista filosófica, novo não é o que virá mas o que chegou! Presente aqui e agora. É o bom porque está sendo, com todas as suas dificuldades... tristezas... vitórias! A realidade do novo é o momento que vivemos a cada instante.
A palavra evangelho significa novidade ou boa-nova. A Igreja é o novo de Deus presente na comunidade. Vive e revela o Cristo presente. É o anúncio de uma nova vida que só se concretiza pela vivência. Evangelho é Vida. Nosso viver cotidiano. Só assim é possível entender o Evangelho como testemunho. Testemunho é Vida. A mensagem do Evangelho é uma mensagem de Vida.
A Igreja que canta o novo de Deus entende e insere-se no mundo. Vive o contexto do mundo. Vive a vida pela fé e amor no presente tal como é mas anuncia o futuro que já começou. Um futuro interminável que é a vida eterna.
Que o novo de Deus se faça aqui em Mauá. Que os tempos de construção seja tempo de recordar a história e possa ter no seu passado a motivação para viver e vivenciar o novo.
Igreja renovada, sempre renovando. Igreja nova, sempre renovando. Proclamando a libertação pela graça.
Sermão, rev. Josias Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário