terça-feira, 3 de novembro de 2009

Culto da Reforma

Leitura bíblica de Lucas 4. 16 a 21
A Reforma tem tudo a ver com esperança. Ao mudarmos algo, temos a esperança de vê-lo melhor. Essa foi a esperança de Lutero, Wesley e outros reformadores. Eles não queriam criar uma nova Igreja, mas reformar a existente.

No fim da Idade Média, a Igreja Católica estava perdendo sua identidade. Gastos com luxo e preocupações materiais estavam tirando o objetivo católico dos trilhos. A primeira reformadora foi a rainha espanhola Isabel, antes do protesto de Lutero. Ela decidiu reformar e a Inquisição surgiu a partir daí.
O principal nome da Reforma, foi Lutero: ele traduziu a Bíblia para o alemão (ele era alemão), pois ela era em latim e as missas eram realizadas em latim. Havia a venda de indulgências (carta de salvação) e a Reforma veio contrariando todas essas idéias, reformando o Clero e a sociedade da época.

Jesus foi o primeiro reformador; ele era judeu e morreu como judeu. Mas sua reforma mudou a época e após a sua morte, deu origem ao Cristianismo.

O Culto deste domingo foi feito nos moldes anteriores à Reforma: havia uma explicação e depois era lida a palavra, negando a oportunidade de reflexão durante a leitura. Hoje, podemos ler e refletir, antes do sermão ser pregado.
Sermão, irmão Sandro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário