segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Alegria

Leitura prinicpal: Filipenses 4. 4 à 7
Leituras bíblicas: I João 2. 15 à 17; Filipenses 2. 27 e 28; Neemias 8. 10

"Quem canta seus males espanta", já dizia o ditado popular. Espanta de dentro de nós tristezas, assim como os passarinhos "de manhã cedo os passarinhos estão cantando, louvando ao Criador...". Alegria no Senhor, era um grande tema que Paulo destacou para a igreja de Filipos que encontrava-se entristecida e ansiosa. Nesse momento, Paulo estava preso em Roma (cidade de sua útima missão) e convícto, escreve da alegria que tem dentro de si (verso 11 de Filipenses 4) pois tudo que estava acontecendo servia para a pregação do Evangelho. Sabia que não sairia da prisão e esperava a morte.
Apesar das dificuldades "alegrai-vos no Senhor". Busquemos pois, esta alegria que nesse momento de "folia", a alegria é passageira quanto que a de Paulo é a alegria do Espírito do Senhor. Alegria de estar vivo suplanta qualquer tristeza.
Preso, encarcerado, limitado, ombros carregados de problemas, dificuldades outras... andamos ansiosos, pecados pesando em nosso coração... Mesmo se essas coisas estão pesando, possamos olhar para a vida de Paulo. Sua convicção de fé o levou a exortar a igreja de Filipos a ALEGRAR-SE. Com essas palavras nos atira a voltarmos aos braços do Senhor Jesus que é paz e alegria, verdade para nossa alma e nossa vida.
No verso 5 de Filipenses 4, Paulo escreve "perto está o Senhor"; entendemos, primeiramente, como a segunda vinda de Cristo e, posteriormente, como a ilustração de um pastor que disse que o Senhor está mais perto de nós do que uma criança no ventre de sua mãe. Perto quando o buscamos em Espírito e em Verdade. Buscando, confessando nosso pecado. Esperamos pela Sua vinda e sabemos que pertinho está de nós. "Em tudo devemos das graças", confiar a Ele todas as coisas.
A "alegria" do carnaval vem do materialismo de coisas que não nos dá esperança e sim, vazio que escraviza. "Não ameis o mundo nem as coisas do mundo...". Inseridos no mundo, passamos por dificuldades e, no meio dos incrédulos, testemunhamos o Deus amoroso que salva e liberta. Deus faz a diferença no mundo, nos relacionamentos pois a alegria do Senhor é a nossa força manifesta no testemunho.
Coloque em prática:
  1. Alegre-se no Senhor. A verdadeira alegria está no Senhor e está ligada a dependência e descanso que temos n'Ele.
  2. Moderação, atitudes ponderadas, bom senso, equilíbrio.
  3. Não ande ansioso, antes, converse com Deus. Coloque diante d'Ele as suas petições e em tudo dê graças.

Sermão rev. Samuel D. Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário