domingo, 7 de fevereiro de 2010

Os três ingredientes

Leituras bíblicas de: Hebreus 12.1; 11.6; 10.33; Isaías 65.6; Tiago 1.3; Salmos 34.10 e Gálatas 5. 15
Leitura principal: Atos 2. 42 à 47

Destaca-se três ingredientes importantes para a consolidação de um ano vindouro para os planos e projetos pessoais e comunitários:

  1. A fé vem do gregoe do latim e significa fidelidade. Na palavras da bíblia crer naquilo que não pode ser visto. A fé relaciona-se com os verbos acreditar, confiar, apostar. É nutrir um sentimento de afeição, de amor por alguém, pór um objeto, uma ideologia enfim, não está baseada em dados científicos mas pela comunidade da fé. Sem fé é impossível agradar a Deus. É fonte que jorra, é alegria, é esperança, pureza, santidade.
  2. A perseverança é firmeza, constância na fé e virtude. Uma vez que a fé é provada e confirmada produz perseverança, ou seja, é diante das dificuldades que persevera-se para que alcance vitória nos alvos estabelidos para o ano de 2010. O homem tem necessidade de perseverar na tribulação, na provação, no domínio próprio, na doutrina da graça, na disciplina em favor do bem. Isso é virtude.
  3. Buscar a direção de Deus significa tratar de descobrir e adquirir a vontade de Deus. É conhecer sua presença. Invocar o Seu nome e reconhecer que não está longe. Daqueles que buscam, bem nenhum lhes faltará pois buscarão primeiro o Reino dos Céus. Buscar também é invocação.

Numa igreja todos buscam se conhecer, amar e apoiar mutuamente porém, tem-se visto igrejas cheias, multidões que não se conhecem, não passaram pela experiência do discipulado, experiência da fé cristã, do amor e da santidade. Não têem experiência de família e fraternidade. Como comunidade de fé, deve-se ser uma comunidade terapêutica pois o mundo está carente de amor, de ajuda mútua e esta é a vocação da igreja. Deve-se mostrar que é possível construir uma comunidade fraterna, igualitária e acolhedora. A conexidade é necessária na construção de um relacionamento. É Deus quem dá a força libertadora da vida e o modelo de Cristo, seguido por John Wesley nos incita a trabalhar pela conexidade, estar aberto para receber.

Sermão rev. Samuel D. de Souza





Nenhum comentário:

Postar um comentário