terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Leitura principal: Mateus 4. 1 à 11
Leitura de apoio: Isaías 52. 14 e Salmos 91. 11 e 12

A tentação de Jesus narrada em Mateus nos orienta, são lições de grande valia diante de um mundo corrompido como o nosso. A estratégia que satanás utiliza é a mesma nos dias de hoje. Vejamos e entendamos:
Quando Jesus chegou ao deserto estava rodeado da comunhão com o Pai. Foi erguido através da fraqueza humana porém, no momento da prova do desafio, a glória afastou-se. Não que o Pai o tivesse abandonado! Jesus permaneceria 40 dias em oração e em jejum. O jejum é um processo da vida cristã.
Magro... Com fome... Uma angústia mental e física... Desfigurado... Divino porém, humano... Sua natureza humana recuava diante do conflito que o aguardava; satanás disfarçado na figura de um anjo foi ter com Jesus, pois pretendia ter um encontro a sós, no deserto.

  1. O Salvador estava fraco fisicamente. Fome é algo desesperador (versos 2 e 3 de Mateus 4) e o satanás aparece e O tenta no seu ponto fraco, em Sua necessidade básica! Porventura, há algum pecado em saciar a própria fome? Alimentação é algo fundamental para o físico então, satanás aproveitou a "deixa" pois desta preparação dependia a salvação da humanidade. Aproximou-se com sagacidade e, ainda hoje faz o mesmo: "- Você crê em Deus? Acha mesmo que Ele se importa com você? Vale a pena passar por tudo isso?"Somo dependentes de Deus da constante misericórdia dEle e, assim como Jesus, devemos nos preparar para a salvação. Semear algo realmente bom no mundo. A vida de Jesus estava aos cuidades de Deus e Ele sabia disso. Entregue-se! Confie em Deus!
  2. Jesus demonstra total submissão e confiança em Deus (versos 5 e 6 de Mateus 4) e é aí que satanás dá outra investida, assim como hoje: "- Quer dizer que você confia em Deus? Tens confiança mesmo? Mostre que confia em Deus?". Com sagacidade e ousadia cita os versos de Salmos (veja acima) na investida e no desejo de acabar com o plano de Jesus de salvar a humanidade. Satanás oferece atalhos (verso10 de Mateus 4), caminhos curtos e fáceis mas, levariam Jesus pra londe de Deus e o preço seria negar a Deus e o plano traçado por Ele-Deus.
Nossa confiança está no Senhor e só a um final glorioso para todos nós, a obediência! Jesus nos dá o exemplo fiel de obediência ao Senhor, o Pai. É Ele, após esse período de preparação para a Páscoa, que nos liberta da opressão de um mundo enganador. Que a nossa fidelidade seja plena!

Sermão rev. Samuel D. Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário